quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

O domínio azul e branco

No Domingo foi à Paulo Bento. Com muita... tranquilidade!

Benfica muito sereno, tranquilo e a evidenciar enorme maturidade. A pressão fortíssima exercida pelo ambiente hostil destinava-se à equipa de vermelho. Mas quem a sentiu foi o árbitro, que não conseguiu ter um critério igual para os dois lados.

Ai de quem soprasse ao ouvido do Jackson ou respirasse perto do Brahimi... era falta imediata. Maxi sempre a pressionar Brahimi de forma intensa mas leal, viu serem-lhe assinaladas inúmeras faltas. Até aqui nada de escandaloso. O problema é que quando era o Maxi com a bola e o Brahimi a dar-lhe pancada forte e feio, nem sequer falta era assinalada. Que o diga também Talisca e Gaitán, que sofreram várias entradas duras no meio campo, sem que fosse sequer assinalada falta, quantos mais cartão.

E assim se foi assistindo a uma entrada mais forte do FCPorto, que durou os primeiros 10-15 minutos.

Com o árbitro a acusar o toque do ambiente, a pressão psicológica sobre a equipa do Benfica tornava-se ainda mais intensa. Qual a reacção dos nossos jogadores?

..................................................................................................................

Pois é, nenhuma!

Essa foi a chave do jogo. A partir dos 10-15 minutos iniciais o jogo vira. A equipa do Benfica continuou como se nada fosse, imúne a assobios, insultos, dualidade de critérios. Jogadores concentrados no seu trabalho, indiferentes ao que os rodeava, pacientes e inteligentes. A equipa continuou com muita entreajuda na defesa, critério e calma na saída para o contra ataque, e pézinhos de lã lá na frente.

Entretanto a equipa do FCPorto ia dominando o jogo (!?). Através de uma mui dominadora estratégia de bombeamento de bolas dos centrais para os avançados, na esperança de uma carambola resultar num golinho. A fazer lembrar o Barcelona de Guardiola, que terminava todos os jogos com posses de bola de 75% para cima, certo?

Dominaram o jogo... dizem os azuis e brancos. Patético!!!

Entretanto o Lima já tinha marcado um golinho num lance de bola parada, depois do Gaitán já ter ameaçado em jogo corrido. E o FCPorto ia dominando!

A 2ª parte começou e o controlo táctico do jogo foi-se tornando cada vez mais evidente. O meio campo do FCPorto, com 3 elementos, parecia que não existia perante os 2 elementos de vermelho. Naturalmente surgiu o 2º golo do Benfica. Mas o FCPorto ia dominando!

A superioridade táctica do Benfica foi evidente durante todo o jogo, e só o talento individual dos jogadores azuis e brancos conseguiu a espaços quebrar o trabalho de casa da equipa de JJ. O tal talento individual que permitiu ao FCPorto ainda assustar com 2 bolas no ferro e um corte in extremis do Samaris dentro da área. Porque se fossem contar só com o colectivo e o equilíbrio táctico que demonstraram, nunca naquele jogo conseguiriam assustar sequer o GR do Benfica. No entanto, apesar de tanta superioridade colectiva dos vermelhos, o FCPorto nunca deixou de dominar!

E foi assim, no meio de tanto domínio azul e branco, que o Glorioso saiu do Dragão com mais uma vitória limpinha limpinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário