quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Vamos falar sobre o Rodrigo

Rodrigo chegou ao Benfica como um jovem jogador com enorme potencial e com a credencial de ser o melhor marcador de sempre da Selecção Sub-19 (?) (corrijam-me se estiver enganado) de Espanha.

Após um ano de empréstimo para ter oportunidades de jogar e ganhar experiência, voltou e começou a afirmar-se como uma alternativa válida aos dois avançados titulares. Estava a ganhar forma e confiança e atingia um pico quando foi alarvemente atingido pelo Bruno Alves (que em nome dos seus bons velhos tempo no fcp - onde o deixavam agredir tudo e todos impunemente - aproveitou o jogo contra uma equipa Portuguesa para matar saudades) e se lesionou com gravidade. A partir daí, as exibições do hispano brasileiro têm vindo a descer sucessivamente de nível.

Não acho que a cacetada de Bruno Alves e a queda de produção do Rodrigo estejam minimamente relacionadas. Considero apenas uma coincidência, que tenha sido a partir desse dia que Rodrigo nunca mais conseguiu convencer os adeptos.

Confesso que não tive oportunidade de ver muitos jogos do Rodrigo na Selecção espanhola, mas dos poucos que vi, e do que tenho visto no Benfica, parece-me mais do que óbvio qual é o "problema" do Rodrigo. Na minha opinião, e já o referi em outros posts, a razão pela qual este jogador tem vindo a decair é muito simples: No Benfica, RODRIGO NÃO JOGA NA POSIÇÃO CORRECTA!

Ao contrário do que muitos pensam (onde incluo Jorge Jesus), Rodrigo não é um 2º avançado! Rodrigo é um PONTA DE LANÇA! É um homem de área! É um tipo que só vê baliza e mal recebe a bola só pensa em metê-la no fundo das redes.



Rodrigo é rápido? Sim!
É ágil? Sim!
Tem técnica? Tem bastante!
Então de certeza que dá um bom 2º avançado, certo? ERRADO!!

Rodrigo tem técnica em velocidade, mas não tem técnica e controlo de bola suficiente para jogar no espaço curto (entre o meio campo e a defesa adversária), a dominar rápido e a servir logo. Por isso é que está constantemente a perder bolas. Nem tem visão de jogo suficiente para servir um companheiro. Será que Jesus não percebe que o Rodrigo não tem nada a ver com o Saviola? Rodrigo precisa que o sirvam a ele. E para isso, tem que ser o homem mais adiantado. Tem que estar ou na área (pronto para rematar), ou entre os centrais a desmarcar-se em velocidade nas suas costas.

Agora, se me perguntarem porque é que ele então ao início jogava bem, mesmo estando na posição errada... eu acho que foi simplesmente por ter acabado de chegar e estar com aquela pica e motivação inicial de quem quer impressionar o treinador. Mas assim que passou o ímpeto inicial, começou a decair a sua produção e foi aí que se começou a perceber que Rodrigo não era 2º avançado.

Posto isto, é imperativo que, das duas uma: ou Rodrigo começa a jogar na posição correcta, ou então tem que ser vendido (ou emprestado, até haver espaço para ele nesta equipa). Agora, continuar a metê-lo a jogar numa posição onde só faz merda, só o vai continuar a desmoralizar e, ainda mais importante, só vai continuar a desvalorizar a sua cotação no mercado.

PS- tenho visto muita gente a dizer mal do Roderick Miranda, mas na minha opinião, foi também precisamente isto que lhe aconteceu. Só jogava na posição errada (trinco)!!! O resultado foi ter feito exibições péssimas, ter-se desvalorizado e perdeu-se um central que, na minha opinião, é muito melhor que Jardel, Lisandro, Steven ou Mitrovic!

6 comentários:

  1. Absolutamente correcto, em relação tanto ao Rodrigo como ao Roderick (e tantos outros antes deles, João Tom às incluido).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E poderemos acrescentar outros casos recentes...

      Jorge Jesus, que no ano em que chegou, das primeiras alterações que fez foi recuar o Aimar (que jogava a 2º avançado com o Quique) para perto dos centrais.

      Foi uma alteração simples, mas genial, que fez com que Aimar passasse a jogar de frente para a baliza, de forma a utilizar toda a sua visão de jogo. Foi isto que permitiu que o génio de Aimar nos deliciasse o ano inteiro.

      O que não se percebe em Jorge Jesus é como é que, a própria pessoa que desfez um dos grandes erros de Quique, depois passou ele próprio a cometer o mesmo erro, voltando a meter Aimar perto do Cardozo. Não se percebe!! Foi assim que Aimar foi desaparecendo!!

      E agora está a fazer o mesmo, por exemplo, ao Djuricic.

      Considero JJ bom treinador, mas não percebo como é que ele não vê estas coisas tão básicas.

      Eliminar
  2. Concordo com o Rodrigo, mas o Roderick é péssimo em qualquer lugar que o ponham a jogar, a central poderá ser menos mau. O Roderick é inferior a todos os centrais que referes no PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeito a tua opinião (e de muitos outros que assim pensam)!

      Mas em abono da minha, quero só acrescentar o seguinte: Roderick fez a grande dupla de centrais com Nuno Reis no Mundial de Sub20 de 2011, em que Portugal só perde na final com o Brasil. Vi praticamente todos esses jogos e tanto Roderick como Nuno Reis (Sporting) fizeram um campeonato irrepreensível e provaram ser centrais de enorme categoria!

      Para além disto, Roderick era capitão dos juniores do Benfica e liderou a equipa (com grandes exibições), se não me engano, ao título de juniores.

      Não tenho muitas dúvidas de que ainda vai chegar à Selecção AA! Só tenho pena que não seja no Benfica.

      Eliminar
  3. Concordo e não concordo com este artigo, incluindo o PS.

    A meu ver não é o posicionamento em si que faz com que o Rodrigo jogue melhor ou pior. A questão central é que essa posição revela o que ainda falta-lhe aprender como avançado.

    Ainda hoje vi o Suarez que é considerado um avançado puro, a fazer o trabalho que o Rodrigo deveria fazer no Benfica quando joga com outro avançado.

    Poderei é questionar a qualidade do seu treino e da sua aprendizagem. Mas, a ideia não é de todo má.

    Depois, há também outros problemas estruturais da equipa encarnada que não lhe possibilita uma afirmação mais sustentável. Por exemplo, o Rodrigo agora joga de tempos a tempos. A equipa do Benfica ora joga em 4-4-2 puro, ora joga com num 4-2-3-1 com um "10" nas costas do ponta-de-lança. Há também muitas alterações de onze para onze... Tudo isto influencia. Aliás, esta temporada, nenhum dos nossos avançados ainda me convenceu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PP, parece-me que estás a pôr o carro à frente dos bois.

      Também concordo contigo quando dizes que a ideia não é má e que lhe falta aprender como avançado. Mas Rodrigo ainda nem a posição de origem dele aprendeu totalmente, e vai-se metê-lo já a aprender outra?

      Por exemplo, o Lima. O Lima é um ponta de lança feito, maduro, experiente. Como tal, quando é colocado a 2º avançado, serve-se disso mesmo para conseguir fazer a posição bastante bem.

      Portanto, é preciso fazer o mesmo com Rodrigo. Fazê-lo jogador primeiro e depois então aumentar o seu leque de competências em outras posições.

      Mas andar a insistir no que se tem visto... vai-se perder um grande jogador!

      Eliminar